Android na veia

    Featured Posts

Pesquisadores dizem conseguir acessar dados congelando smartphone Android bloqueado


Roubando dados android

Pesquisadores da Universidade de Erlangen, na Alemanha, conseguiram acessar dados da memória de um smartphone Android protegido por senha com um "truque" simples: eles congelaram o aparelho a -15°C.

Segundo a "Forbes", os pesquisadores Tilo Mueller e Michael Spreitzenbarth usaram um Samsung Galaxy Nexus com a versão mais atual do sistema Android para o experimento. Depois do congelamento, eles rapidamente religaram o aparelho e puderam ver dados como imagens, e-mails e histórico de navegação, além da chave que permite decodificar dados que foram salvos no disco de forma "encriptada" (recurso de segurança que embaralha as informações).

Eles chamaram a técnica de Frost (sigla em inglês para Recuperação Forense de Telefones Codificados). O ataque é conhecido desde 2008, mas é a primeira vez que é demonstrado em um aparelho móvel, e não em um PC.

De acordo com Mueller e Spreitzenbarth, o processo inteiro dura menos de meio segundo. Eles removem a bateria congelada por outra em temperatura ambiente e usam um modo de inicialização rápido, apertando ao mesmo tempo o botão de energia e de volume do smartphone. Após isso, eles descarregam o conteúdo do aparelho via USB em um computador, antes que ele desligue.

Esse passo final da técnica, no entanto, só funciona em smartphones com o bootloader (recurso de acesso ao disco quando o sistema é inicializado) destravado. Na última versão de seus aparelhos, a Samsung trava o recurso e automaticamente apaga a partição onde os dados estão salvos de forma codificada.

Fonte: [http://tecnologia.uol.com.br/]
author

Rodrigo Macedo

Sou desenvolvedor android e há mais de 5 anos trabalho com dispositivos móveis.

para Receba atualizações grátis!

www.CodeNirvana.in

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Android na veia