Android na veia

    Featured Posts

Content Providers


Content Providers
Os Content Providers são parte importantíssima da arquitetura de um sistema android. É responsabilidade deles prover às aplicações o conteúdo que elas precisam para funcionar, ou seja, os dados.

As aplicações poderiam muito bem acessar diretamente um banco de dados, por exemplo. Porém, é uma boa prática tornar o modo como os dados são gravados transparente à aplicação. Dessa forma, a aplicação pode manter o foco nas interações com o usuário.

Além disso, essa técnica permite a criação de Shared Content Providers, que são providers “públicos” que podem ser acessados por várias aplicações. Por exemplo, existe o content provider de SMS/MMS que permite a qualquer aplicação ler as mensagens recebidas por um telefone celular.

Toda a comunicação entre aplicações e providers é feita através dos métodos da interface ContentProvider, que sempre recebem um objeto Uri como parâmetro. O formato da Uri é definido pelo content provider. Por exemplo, a Uri content://sms/inbox acessa as mensagens de inbox no Content Provider de SMS. Falaremos um pouco mais sobre as Uris a seguir, mas primeiro, vamos conhecer os métodos que usaremos para enviá-las para o provider:

query(Uri, String[], String, String[], String)- usado para recuperar dados.
insert(Uri, ContentValues) – usado para inserir dados.
update(Uri, ContentValues, String, String[]) – usado para atualizar dados.
delete(Uri, String, String[]) – usado para deletar dados.
getType(Uri) – usado para obter o MIME type de certo dado.

author

Rodrigo Macedo

Sou desenvolvedor android e há mais de 5 anos trabalho com dispositivos móveis.

para Receba atualizações grátis!

www.CodeNirvana.in

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Android na veia