Android na veia

    Featured Posts

Arquivo AndroidManifest.xml

O arquivo AndroidManifest.xml é o arquivo principal do projeto, onde  ficam todas as configurações. Ele obrigatoriamente deve ficar na pasta raiz do projeto, contendo todas as configurações necessárias para executar a aplicação, como o nome do pacote utilizado, o nome das classes de cada activity e várias outras configurações.

 Exemplo de arquivo AndroidManifest.xml:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
package="br.com.exemplo.oimundo"
android:versionCode="1"
android:versionName="1.0">
<application android:icon="@drawable/icon" android:label="@string/app_name">
<activity android:name=".OiMundo"
android:label="@string/app_name">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
  
</application>
</manifest>
Dentro da tag <manifest> é necessário declarar o pacote principal do projeto, utilizando a tag <package>. É obrigatório que cada activity do projeto esteja declarada no arquivo AndroidManifest.xml, caso contrario não é possível utiliza-la. Para declarar a activity é utilizada a tag <activity>, que recebe o nome da classe, e é sempre relativa ao pacote principal.

O projeto pode conter apenas uma, várias ou nenhuma activity, mas o importante é que ser for necessário exibir um ícone na tela principal do Android, para que a aplicação possa ser iniciada pelo usuário, é necessário pelo menos uma activity, e esta deve ser configurada como sendo o ponto de partida da aplicação. Para isso é necessário declarar uma tag <intent-filter> com as ações android.intent.action.MAIN e a categoria android.intent.category.LAUNCHER dentro da tag <activity>, conforme o seguinte trecho de código.
Importante todas as Activitys usadas no projeto devem ser delclaradas no AndroidManifest.xml, caso contrário você receberá uma mensagem de erro na execução do aplicativo. Nos próximos posts vamos entender melhor o conceito de Activity.
Para usar funcionalidades do aparelho como GPS, Internet, SMS, ligações e etc você vai ter quer declarar isso no AndroidManifest.xml, exemplo de declaração:
<uses-permission android:name="android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE" 
Nesse exemplo estamos dando autorização para o aparelho acessar o  sdCard. 
Isso é apenas uma pequena explicações sobre esse arquivo tão importante em um projeto Android, no decorrer dos post vamos usa-lo com bastante frequencia e detalhar mais cada item desse arquivo.

author

Rodrigo Macedo

Sou desenvolvedor android e há mais de 5 anos trabalho com dispositivos móveis.

para Receba atualizações grátis!

www.CodeNirvana.in

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Android na veia